sexta-feira, 14 de março de 2008

Alberto Saraiva



Filho de Agricultores portugueses, Alberto Saraiva se mudou, juntamente com seus pais Antônio e Júlia para o Brasil na década de 50 quando tinha apenas 6 meses. Trocaram uma vida modesta num povoado onde criavam ovelhas e plantavam uva por uma vida modesta no interior do Paraná. Semi-analfabeto, Saraiva só conseguiu trabalhar como vendedor. Comercializava balas e doces de porta em porta. Em 1970, a família, já ampliada com o nascimento de mais duas crianças, mudou-se para São Paulo, onde Saraiva comprou uma padaria. Alberto tinha 17 anos e um infortúnio o obrigou a assumir o negócio. Seu pai foi assassinado durante um assalto. Estudando no turno da manhã e tocando o negócio de pães até tarde da noite, Alberto chegou a se formar em medicina, mas não exerceu a profissão. Manteve-se à frente da padaria, comprou meia dúzia de bares, uma pastelaria e uma pizzaria. Em 1988, abriu uma lanchonete com dez mesinhas, onde vendia três esfihas pelo preço de um cafezinho. O nome: Habib's. Começava assim a segunda maior rede de fast food do Brasil, só perdendo em faturamento para o McDonald's. Alberto tem hoje 50 anos e a Habib's, quinze. São 250 lojas, seis delas no México, com faturamento de 500 milhões de reais por ano. "Estava numa das minhas lanchonetes na Rua Lins de Vasconcelos quando um senhor por volta dos 70 anos veio me pedir emprego de cozinheiro", conta. O candidato a funcionário era de origem árabe e se chamava Paulo Abud. Sua especialidade? Esfihas e kibes. Com Abud, Saraiva aprendeu todas as receitas servidas no Habib's. "Percebi que a culinária árabe estava restrita à comunidade e à classe média alta que frenqüentava os restaurantes especializados. O plano era abrir uma lanchonete com pratos típicos, mas que também tivesse itens de grande consumo, como pizzas e sanduíches", conta.A receita deu certo. Só que acrescida de um outro detalhe: a oferta de preços baixos. É o caso das esfihas vendidas a R$ 0,59. No ano passado, de acordo com Saraiva, 600 milhões delas foram comercializadas em todas as lojas da rede no País. "Até vamos lançar uma campanha de agradecimento aos clientes pelas vendas, com todas as esfihas servidas no formato de coração", conta.

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